Quando pensamos no FC Porto, lembramo-nos do azul, mas a verdade é que também podemos pensar no “verde”. Isto porque os “dragões” estão em destaque no ranking do Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS).
De acordo com o jornal O Jogo, trata-se de um ranking mundial de sustentabilidade, que tem em conta o ano de 2024. Como se pode ver na lista em baixo, o FC Porto divide a liderança com o Borussia Dortmund da Alemanha.
1. Fórmula E (85%)
2. Borussia Dortmund (80%)
3. FC Porto (80%)
4. Atlético de Madrid (78%)
5. Real Madrid (76%)
6. Barcelona (75%)
7. Dorna Sports (75%)
8. Wolfsburgo (75%)
9. MotorSport UK (75%)
10. McLaren Racing (74%)
Como é possível ver, a avaliação dada pela GSBS ao emblema portista foi de 80%, o que corresponde ao nível de performance “Gold”. Apenas é superado pela Fórmula E, que não é um clube, mas sim uma categoria de automobilismo voltada para carros elétricos.
Quem se pronunciou sobre o assunto foi Christian Hartmann, que aproveita para enaltecer “o processo abrangente e bem executado, juntamente com uma disponibilização robusta de dados, um compromisso inabalável com o progresso tangível baseado em dados e uma dedicação a ações significativas”.
Nesse sentido, o CEO do Global Sustainability Benchmark in Sports realça que o FC Porto “impressionou” neste novo ranking. Segundo a mesma fonte de informação, as áreas tidas em conta são: análise corporate, ambiente, social e governance.