
Nas últimas horas, ficamos a saber que o Estádio do Dragão foi reconhecido pelo seu compromisso com a sustentabilidade. O Futebol Clube do Porto recebeu a certificação “Coração Verde”, atribuída pela LIPOR.
Tal como refere a Câmara do Porto, trata-se de um reconhecimento pelas medidas implementadas na gestão de resíduos. A distinção foi entregue pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, ao dirigente portista João Borges.
A cerimónia aconteceu no âmbito da apresentação do projeto “Free Kicks”, uma iniciativa que une o FC Porto a clubes como Real Betis, Malmö e Racing Club, além de organizações como a Escola Superior Sant’Anna, a Sport Positive, a ECA e a Federação Romena. O objetivo do projeto é promover a economia circular e a sustentabilidade no futebol.
Filipe Araújo destacou a importância da distinção, sublinhando o papel do FC Porto na projeção internacional da cidade. “Estamos a falar do FC Porto, a grande marca da cidade que nos projeta além-fronteiras e, ao projetar os valores da sustentabilidade, deixa o Município do Porto muito contente, porque é uma área onde temos feito um grande esforço para elevar a própria cidade, com todos os seus intervenientes, para outro patamar” – afirmou.
O autarca elogiou o trabalho do FC Porto na reciclagem de resíduos e lembrou que a cidade tem apostado na reciclagem de resíduos orgânicos, contando agora com contentores castanhos espalhados pelo município e destinados a esse efeito.
A responsável pela Sustentabilidade do FC Porto, Teresa Santos, reforçou que o clube tem investido em projetos inovadores nesta área. Além do “Free Kicks”, está envolvido em duas iniciativas do Projeto Access: a certificação “Coração Verde” e um programa para reutilização de água na rega do estádio. Segundo a dirigente, a adesão do FC Porto ao Pacto do Porto para o Clima é sintomática do alinhamento do clube com os valores ambientais da cidade.
O compromisso ambiental do FC Porto não é recente. Desde 2007, o Estádio do Dragão possui certificação na área do ambiente, sendo o primeiro clube europeu a receber a certificação EMAS da Comissão Europeia.