Depois da derrota em casa com o Dínamo Kiev, o FC Porto vê-se obrigado a ganhar em Inglaterra, caso os ucranianos vençam, esta noite, o Maccabi Telavive.
No entanto, os portistas e o Chelsea, ambos com dez pontos, têm a oportunidade de passarem à fase seguinte, para isso o Dínamo Kiev tem que perder com a única equipa da competição que ainda não somou qualquer ponto.
É com esta pressão que os ‘dragões’ procuram a 12.ª presença na fase a eliminar, em 20 participações, enquanto o Chelsea tenta a 13.ª, em apenas 14 presenças na fase de grupos.
O FC Porto tenta contrariar a história das deslocações a Stamford Bridge, onde contabiliza três derrotas em três partidas, ao passo que a equipa de José Mourinho, que esta época já perdeu 10 vezes, somando quatro desaires em casa, também joga uma cartada importante esta época.
Na véspera do encontro, o técnico portista, Julen Lopetegui, afirmou que o FC Porto iria jogar para fazer história e vencer pela primeira vez em Inglaterra.
“Para isso temos de fazer um grande jogo, não há outra hipótese. Vamos jogar para vencer o jogo. Foi para isso que viemos”, afirmou o técnico espanhol na conferência de imprensa.
Lopetegui rejeitou a leitura da situação feita por Mourinho, que considerou surpreendente os dragões não estarem já apurados, depois de terem somado 10 pontos nas primeiras quatro jornadas.
A partida tem início marcado para as 19h45 e terá como árbitro o turco Cüneyt Çak?r.