Uma dezena de alunos da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP) reuniu-se hoje à porta da instituição para alertar para a falta de recursos naquela faculdade.
“Há turmas que estão com excesso de alunos, há sobreposições nas optativas, que são disciplinas importantes para a especificidade da área que queremos, tem havido problemas na secretaria devido à falta de funcionários e há falta de salas”, lamentou Francisco Amorim, aluno do primeiro ano do curso de Artes Plásticas, acrescentando ainda que a falta de recursos da faculdade se estende também aos docentes.
“Os professores têm-se queixado que têm 45 alunos numa turma, em cadeiras práticas como cerâmica e técnicas de impressão, e que, por isso, não têm possibilidade de atender a todos”, afirmou o estudante, que juntamente com outros colegas, se reuniu com o diretor da instituição para apresentar os problemas.
“A escola vive uma situação de grandes restrições orçamentais de onde resulta um conjunto de constrangimentos que impedem o exercício pleno da missão da faculdade”, justificou José Paiva, diretor da FBAUP, admitindo tratar-se de um problema “reconhecido pela direção”.
Sublinhando que os “grandes problemas da instituição só podem ser resolvidos num quadro orçamental distinto”, o diretor lamentou ainda o facto de “não haver espaço suficiente para alojar todos os alunos da escola”, o que obriga a haja frequentemente “atividades letivas a funcionar noutros espaços”.
Relativamente à sobreposição de cadeiras, “o conjunto de optativas que a escola tem é tão grande que não é possível haver uma organização de horários que permita a todos os alunos frequentar todas as cadeiras opcionais”, mas José Paiva assegura que a direção da instituição irá atenuar o problema.
“Abrimos um processo em que todos os alunos reportaram os problemas individuais e agora estamos a processar soluções de racionalidade para procurar resolver o problema”, concluiu.
Segunda-feira 23 Fevereiro, 2015
FBAUP: alunos alertam para falta de recursos
O excesso de alunos por turma e a sobreposição de cadeiras são alguns dos problemas detetados.