Sabor do mês PD - peixe

FAUP participa em estudo sobre futuro das cidades e da habitação após a Covid-19

FAUP participa em estudo sobre futuro das cidades e da habitação após a Covid-19

“Como vamos viver após o coronavírus. Vamos tentar que sirva para fazermos melhores cidades”. Um estudo internacional – intitulado Cidades Emergentes – pretende contribuir para a discussão sobre o futuro das cidades e da habitação depois da pandemia Covid-19. Em Portugal, o inquérito online encontra-se disponível até 30 de abril, sendo o seu preenchimento totalmente confidencial e anónimo.

“Avaliar como o isolamento atingiu o nosso modo de olhar para as cidades e para a habitação” é o objetivo do estudo realizado por professores da Escuela de Arquitectura Cesuga-USJ na Coruña, Espanha, que, em Portugal, conta com a parceria da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Parte da realização de um inquérito online dirigido a todos os cidadãos que vivem no nosso país – A cidade emergente – PT.

O estudo incide em aspetos como as características da habitação, o espaço para o teletrabalho, a relação da habitação com o exterior, a relação com vizinhos, as qualidades do espaço público, o funcionamento da cidade e o controlo social. O objetivo passa por sistematizar informação sobre atitudes e perceções, quer sobre o momento presente, quer sobre o futuro, explica o portal de notícias da Universidade do Porto.

A participação no estudo pode também ser feita através do envio de fotografias que retratem o dia a dia do confinamento (para o e-mail [email protected]) e com a partilha de experiências sobre a vivência dentro das casas – textos, desenhos, vídeos ou qualquer outro tipo de suporte (para o e-mail [email protected]).

Para além de Portugal, o estudo está já a decorrer em Espanha, México, Peru e Equador, sendo em breve lançado também no Brasil e Canadá.

O questionário encontra-se disponível até 30 de abril, sendo o seu preenchimento totalmente confidencial e anónimo.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem