A segunda edição do Fashion Film Festival (FFF) de Portugal, que tem por objetivo a promoção de filmes de moda, estreia este ano uma distinção para têxteis técnicos, para além das categorias de filmes de moda de autor e filmes de moda de marca.
O festival, “único em Portugal”, contou na primeira edição com “mais de 100 filmes a concurso”, número que “ultrapassou as expectativas” e que é o esperado para este ano, declarou a diretora executiva do evento, Estela Rebelo.
Na competição para filmes de moda de marca, “quem se pode candidatar é o realizador do filme, mas em nome da marca”, que pode ser têxtil, de acessórios, sapatos, entre outras áreas do setor.
Para os filmes de moda de autor, o realizador pode ser “qualquer pessoa” que se candidate a fazer um filme deste género, no qual “o objeto é a moda mas que está a concorrer por sua autoria”, podendo tratar-se de “um criativo de uma agência de publicidade”, “um estilista que não tenha marca registada” ou “um amante de filmes de moda”.
Esta última categoria é a única que tem um prémio monetário associado – 1500 euros -, atribuído para cada das três áreas – melhor filme, melhor realizador e melhor fotografia -, como um “incentivo aos autores para continuarem a fazer mais filmes de moda”.
O prémio do público será atribuído consoante uma votação realizada na página oficial do evento, onde os filmes devem ser submetidos até 6 de setembro.
Segundo Estela Rebelo, o festival de filmes de moda surgiu da “necessidade de alargar competências e tornar a programação da Porto Fashion Week cada vez mais interessante”.
A edição deste ano, sob a chancela da comunidade internacional de festivais Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE), tem como novo parceiro o Berlim Fashion Film Festival, cujo co-fundador e diretor, Frank Funke, faz parte do júri.
Outros representantes das áreas da moda e do cinema compõem o júri, que divulgará os prémios durante o festival, a 3 de outubro.
O Fashion Film Festival é um projeto conjunto da Associação Seletiva Moda (promotora da Porto Fashion Week) e da produtora audiovisual Farol das Ideias.