No âmbito das comemorações do Dia da Marinha, os faróis portugueses vão estar abertos ao público, entre os dias 12 e 20 de maio. Vai poder então apreciar a vista soberba que o Farol de Leça proporciona.
“Os faróis abrem as portas de forma gratuita para que todos os visitantes tenham a oportunidade de viver esta experiência e conhecer a sua importância na salvaguarda da navegação“, refere a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado.
No continente, das 14h às 17h, vão estar abertos ao público os faróis de Leça da Palmeira, Montemor, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Alfanzina, Santa Marina e Vila Real de Santo António. Já o farol do Cabo Carvoeiro estará aberto ao público de 12 a 19 de maio, no período das 10h às 17h.
Nos Açores, irão estar abertos ao público os faróis da Ferraria, Arnel, Cintrão, Ponta da Graça, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Lages Flores e Albarnaz. Na Madeira, estão abertos os faróis da Ponta do Pargo e São Jorge.
Oficialmente inaugurado em 1927, o Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova, fica localizado em Leça da Palmeira. Foi o primeiro farol elétrico a surgir no norte e noutros tempos foi sede de escola de faroleiros. São 46 metros de escada em caracol, mais propriamente 225 degraus, mas para quem não está em grande forma existe um elevador para apreciar a vista soberba que vai encontrar.