PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Fantasporto 2015

Fantasporto 2015

Porto já está ‘em modo’ Fantas

Até ao próximo dia 8, o “Fantas” apresentará 173 filmes de 32 países e 48 estreias mundiais e europeias, contando com a presença de dezenas de personalidades do mundo cinematográfico.

Depois de um “aquecimento” feito ao longo de três dias, à boleia de uma secção chamada “Terror Extremo” – dedicada a filmes de terror fora do vulgar – o 35.º Festival Internacional de Cinema do Porto apresentará, este fim de semana, a antestreia de nove longas-metragens, sete mundiais e duas europeias.

A representar o cinema inglês estarão as obras “Hungerford”, de Drew Casson, “The Hoarder”, de Matt Win, “Awaiting”, de Mark Murphy, “White Settlers”, de Simeon Halligan, e “Deadly Virtues”, de Ate de Jong. A vizinha Espanha, por sua vez, estará representada com a exibição de “Asmodexia”, de Marc Carreté, e “El Rayo”, de Ernesto de Nova, sendo que a Argentina chegará à Invicta através da comédia de horror “Jorge y Alberto Contra los Demonios Neoliberales”, dos irmãos Quintana. O “Fantas”, que arrancou oficialmente esta sexta-feira, prolonga-se até ao dia 8 de março, no Rivoli Teatro Municipal, contando com a exibição de 173 filmes, dos quais 65 portugueses e 97 filmes inéditos.

fantas_015_1“São dez dias de Festa para o Mundo do Cinema, onde produtores, realizadores, atores, atrizes, distribuidores e (muito) público se fundem num programa multifacetado, com um tónica de género, o Fantástico. Não é, assim, de admirar que, a par de um filme de terror, seja exibido um drama intimista, um documentário, um filme de autor ou até uma obra experimental”, avançou Mário Dorminsky, diretor do festival. A mostra de cinema conta com dez secções – quatro delas competitivas – e júris internacionais próprios.

Orson Welles: o “convidado de honra” do Fantas 2015

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No ano em que se comemora o centenário do nascimento do realizador estadunidense Orson Welles, o certame portuense decidiu homenageá-lo com a exibição da sua primeira obra – “Citizen Kane” (O Mundo a seus pés) – considerada por muitos críticos o melhor filme da história do cinema. “Journey Into Fear” (Jornada do Medo) e “The Magnificent Ambersons” (O 4º Mandamento), assinados pelo menos cineasta, também estarão em destaque durante o festival. “Top Hat”, de Mark Sandrich, será outro clássico recordado no evento, no âmbito de um elogio a uma das duplas mais famosas da história: Fred Astaire e Ginger Rogers.

Retrospetiva dedicada a Fernando Vendrell

O trabalho do realizador e produtor português Fernando Vendrell é outro ingrediente garantido no programa deste ano do Fantasporto. E como vem sendo habitual, será atribuído o Prémio de Cinema Português – Melhor Filme e Melhor Escola de Cinema, ao qual concorrem 15 filmes inéditos. No setor dedicado à competição de Escolas de Cinema estarão em jogo as produções da Universidade do Minho, Universidade Católica, Restart, Universidade Lusófona, ETIC e Escola Soares dos Reis.

Bolsa de Guiões entre as novidades

fantas_015_3De salientar que, nesta edição, será inaugurada uma bolsa de guiões, que reúne contributos de professores, escritores e estudantes universitários, com vista ao debate de textos literários para adaptação ao cinema. “Pela primeira vez, serão analisados e defendidos em debate público e aberto, numa espécie de “brain storming”, sinopses, guiões, contos e outros textos disponíveis (em Português e Inglês) para serem adaptados ao cinema, no que constituirá a 1ª Bolsa de Guiões do Fantasporto”, esclareceu Beatriz Pacheco Pereira, diretora do certame, informando que os textos serão apresentados pelos seus autores aos convidados para serem debatidos em sessão livre, aberta ao público. “Pretende-se, assim, constituir um acervo de textos já enriquecidos por múltiplas perspetivas individuais de gente ligada ao cinema, desde realizadores e produtores aos simples cinéfilos”, realçou.

Imagens: Fantasporto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2