PUB
Amanhecer

Famílias carenciadas podem trocar os seus frigoríficos sem gastar um cêntimo

Famílias carenciadas podem trocar os seus frigoríficos sem gastar um cêntimo

Famílias em situação de vulnerabilidade económica podem agora beneficiar de um programa que lhes permite substituir gratuitamente frigoríficos antigos por modelos mais eficientes. A iniciativa, promovida pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto em parceria com a Semente – Associação de Voluntários da Lipor, tem como objetivos melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e reforçar práticas sustentáveis de economia circular.

De acordo com o JN, o programa está aberto a candidaturas até 20 de fevereiro, sendo que os frigoríficos obsoletos recolhidos serão enviados para ecocentros, garantindo um destino ambientalmente responsável para estes equipamentos.

Quem Pode Candidatar-se?

Para serem elegíveis, as famílias devem residir na Área Metropolitana do Porto a norte do rio Douro e estar abrangidas pela tarifa social de eletricidade ou gás. Além disso, é necessário que pelo menos um dos elementos do agregado familiar receba uma das seguintes prestações sociais:

✔ Complemento Solidário para Idosos
✔ Rendimento Social de Inserção
✔ Pensão Social de Invalidez
✔ Complemento da Prestação Social para a Inclusão
✔ Pensão Social de Velhice
✔ Subsídio Social de Desemprego

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O regulamento completo pode ser consultado no site da AdEPorto, e as candidaturas devem ser enviadas para [email protected]. Para esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar [email protected]. A seleção dos beneficiários será feita por ordem de chegada das candidaturas.

Sustentabilidade e Apoio Social de Mãos Dadas

Segundo Filipe Araújo, presidente do Conselho de Administração da AdEPorto, esta iniciativa demonstra como a inovação social, a solidariedade e a responsabilidade ambiental podem convergir para criar um impacto positivo.

A AdEPorto, associação sem fins lucrativos, atua em várias frentes ligadas à descarbonização, eficiência energética e combate à pobreza energética, alinhando-se com as metas nacionais e europeias na área da energia. A sua área de atuação abrange os municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Prémio literatura infantil PD até 1/4