
Famílias em situação de vulnerabilidade económica podem agora beneficiar de um programa que lhes permite substituir gratuitamente frigoríficos antigos por modelos mais eficientes. A iniciativa, promovida pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto em parceria com a Semente – Associação de Voluntários da Lipor, tem como objetivos melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e reforçar práticas sustentáveis de economia circular.
De acordo com o JN, o programa está aberto a candidaturas até 20 de fevereiro, sendo que os frigoríficos obsoletos recolhidos serão enviados para ecocentros, garantindo um destino ambientalmente responsável para estes equipamentos.
Quem Pode Candidatar-se?
Para serem elegíveis, as famílias devem residir na Área Metropolitana do Porto a norte do rio Douro e estar abrangidas pela tarifa social de eletricidade ou gás. Além disso, é necessário que pelo menos um dos elementos do agregado familiar receba uma das seguintes prestações sociais:
✔ Complemento Solidário para Idosos
✔ Rendimento Social de Inserção
✔ Pensão Social de Invalidez
✔ Complemento da Prestação Social para a Inclusão
✔ Pensão Social de Velhice
✔ Subsídio Social de Desemprego
O regulamento completo pode ser consultado no site da AdEPorto, e as candidaturas devem ser enviadas para [email protected]. Para esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar [email protected]. A seleção dos beneficiários será feita por ordem de chegada das candidaturas.
Sustentabilidade e Apoio Social de Mãos Dadas
Segundo Filipe Araújo, presidente do Conselho de Administração da AdEPorto, esta iniciativa demonstra como a inovação social, a solidariedade e a responsabilidade ambiental podem convergir para criar um impacto positivo.
A AdEPorto, associação sem fins lucrativos, atua em várias frentes ligadas à descarbonização, eficiência energética e combate à pobreza energética, alinhando-se com as metas nacionais e europeias na área da energia. A sua área de atuação abrange os municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde.