As cidades envolvidas no projeto, promovido pela cidade italiana de Bolonha, vão lutar pelo título de localidade mais sustentável.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia famalicense afirma, assim, desafiar “todas as pessoas que diariamente se deslocam no concelho a fazê-lo de bicicleta”. Os participantes podem inscrever-se, individualmente ou em equipas, em www.ecc2013.net, escolhendo a cidade pela qual vão concorrer. A partir daí, todos os dias serão registados os trajetos efetuados pelas pessoas, com as distâncias percorridas e a quantificação de CO2 não emitido.
O desafio não engloba treinos com fins desportivos, considerando apenas a utilização da bicicleta como alternativa a outro meio de transporte.
A cidade que tiver percorrido o maior número de quilómetros até ao dia 31 de maio será a vencedora do European Cycling Challenge 2013 e os diplomas de reconhecimento serão entregues e distribuídos a nível local aos ciclistas participantes. “A promoção da mobilidade sustentável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida no concelho, contribuindo ainda para a melhoria do ambiente” são, de acordo com o presidente da autarquia local, Armindo Costa, as grandes metas da iniciativa. Para além de Famalicão, o “European Cycling Challenge 2013” está a mobilizar as cidades de Bolonha (Itália), Dublin (Irlanda), Kaunas (Lituânia), Lewisham (Reino Unido), Lille (França), Padova (Itália), Rimini (Itália), Tallinn (Estónia), Tartu (Estónia), Utrecht (Holanda) e West London (Reino Unido).
Sexta-feira 12 Abril, 2013