PUB
Recheio 2024 Profissional

Famalicão mostra “ex-líbris” da arqueologia do concelho

Famalicão mostra “ex-líbris” da arqueologia do concelho
Descoberta na década de 90, a Pedra Formosa, um “ex-líbris” da arqueologia de Famalicão, vai estar pela primeira vez patente ao público, integrando uma exposição permanente que será inaugurada ainda este ano na Casa do Território, no Parque da Devesa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Pedra Formosa foi descoberta na década de 90, no âmbito das escavações ao Castro Alto das Eiras, na freguesia de Pousada de Saramagos, coordenadas pelo arqueólogo Francisco Queiroga, do Gabinete de Arqueologia da Câmara de Famalicão.
Na altura, o monumento do Alto das Eiras foi identificado como uma composição arquitetónica, datada do século I, composta por átrio, antecâmara, câmara e fornalha e por outros elementos decorativos.
No entanto, o maior destaque foi a Pedra Formosa, monumento singular que, passados 25 anos da sua descoberta, vai agora ficar à vista de todos.
De salientar que o Parque da Devesa tem patente, desde a sua inauguração, uma reconstituição do balneário do Alto das Eiras.
A exposição permanente, que vai integrar ainda uma componente tecnológica com diferentes suportes digitais e interativos, faz parte de um conjunto de investimentos, apoiados por fundos comunitários, que serão realizados na Casa do Território, no Parque da Devesa, ao longo de 2015.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil