PUB
Recheio 2024 Institucional

Famalicão debate momentos marcantes da I Guerra Mundial

“Levantar o véu sobre os factos e os momentos que marcaram esta página da nossa história” é o objetivo da iniciativa, que se estende até ao final do ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O município de Vila Nova de Famalicão vai acolher, ao longo deste ano, um ciclo de oito conferências sobre o tema “Portugal na I Guerra Mundial”. As conversas serão realizadas no Museu Bernardino Machado. Pouco tempo depois das celebrações do centenário do conflito, realizadas em 2014, o concelho pretende “levantar o véu sobre os factos e os momentos que marcaram esta página da nossa história”.
O primeiro encontro, agendado para o dia 27 de fevereiro, abordará “As causas, efeitos e controvérsias da participação de Portugal na I Grande Guerra”, tendo como convidado o coronel Aniceto Afonso. Do calendário da iniciativa fazem ainda parte encontros sobre “A União Sagrada e a I Guerra Mundial” (20 de março), com o investigador Luís Farinha; “O papel de Brito Camacho e dos unionistas perante a Guerra” (17 de abril), com Fernanda Rollo; “Sidónio, o Sidonismo e a I Guerra Mundial” (8 de maio), com o conferencista Armando Malheiro; “Martírio e glória do Corpo Expedicionário Português (1914-1918)” (26 de junho), com o coronel Luís Alves de Fraga; “O Operariado perante a 1.ª Guerra Mundial” (18 de setembro), com Joana Pereira; A Imprensa Médica e a 1.ª Guerra Mundial” (16 de outubro), com Maria de Fátima Nunes, e por fim, “A Guerra e a Literatura Infantil” (11 de dezembro), com Augusto Monteiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer