PUB
Amanhecer - sacão

Falta de financiamento coloca Centro de Linguística do Porto em risco

Falta de financiamento coloca Centro de Linguística do Porto em risco
“Se realmente se concretizar o fecho do centro, isto representa a morte – não estou a exagerar, estou a medir as minhas palavras, até porque sou linguista – da linguística na Universidade do Porto”, alertou João Veloso, do CLUP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) pode vir a encerrar por falta de financiamento, segundo alertou, recentemente, o coordenador do único centro dedicado ao tema no norte do país, João Veloso.
O aviso do responsável foi acompanhado pelo lançamento de uma petição pública (já com perto de duas mil assinaturas), endereçada ao presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que resulta da recente avaliação da unidade de investigação, que passou a ter a nota mais baixa da escala e que, como tal, perde, a partir de janeiro, o financiamento de 50.000 euros anuais que recebia. “Se realmente se concretizar o fecho do centro, isto representa a morte – não estou a exagerar, estou a medir as minhas palavras, até porque sou linguista – da linguística na Universidade do Porto”, frisou Veloso, em declarações à Lusa. “Acho que não passa pela cabeça de ninguém imaginar uma universidade num país de primeiro mundo sem um departamento de matemática ou de física ou de química, assim como não deveria passar pela cabeça de ninguém a existência de uma universidade sem um departamento de linguística, que é a ciência que estuda a propriedade específica da espécie humana, que estuda a linguagem, que é o objeto mais presente em todas as interações sociais que existem e que, no caso do CLUP, tem tido um trabalho fundamental no estudo da língua portuguesa”, acrescentou João Veloso. Para o responsável a atribuição concedida ao CLUP é “muito injusta, muito drástica e, sobretudo, muitíssimo mal fundamentada”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2