
A tertúlia está incluída no ciclo “(H)á Conversa na FMUP” que visa “ajudar a construir uma visão mais completa” sobre temas relacionados com saúde. Realiza-se esta quinta-feira, pelas 17h30, e tem entrada livre.
“Esta troca de ideias permitirá ajudar a construir uma visão mais completa das diferentes realidades em debate, cuja diversidade abarca vários aspetos do quotidiano”, declarou à Lusa a responsável pela organização do ciclo de tertúlias, Paula Silva.
A iniciativa “(H)á Conversa na FMUP” visa “criar um espaço informal de debate multidisciplinar sobre temáticas diversas”. “Uma das missões das universidades é a de partilhar as suas atividades com a sociedade civil”, considera Paula Silva.
“Esta iniciativa foi criada nesse sentido. Em cada tertúlia tentaremos articular várias perspetivas do saber, desde o mais experiencial ao mais técnico”, acrescentou a responsável.
O ciclo “(H)á Conversa na FMUP” vai decorrer mensalmente no Centro de Investigação Médica daquela faculdade, com início às 17h30.
As sessões, que contam com o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto, contarão com a participação de especialistas de várias áreas do saber.
Esta quinta-feira a debater o tema “A saúde interessa” estarão Fátima Vieira, vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto, Hugo Sousa, cirurgião geral e especialista em obesidade, Eduarda Ferreira, representante do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional do Norte, José Pedro Dias da Silva, especialista em saúde oral, e a psiquiatra Isabel Brandão.
Em 2018, o ciclo abordará ainda a “Literacia em Saúde” (22 de novembro) e as “Doenças do cólon: uma abordagem multidisciplinar” (13 de dezembro).
As sessões são públicas, com entrada livre.