Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Facebook lança guia do Porto feito pelas comunidades da cidade

Facebook lança guia do Porto feito pelas comunidades da cidade

O Facebook lançou, esta terça-feira, o Guia das Comunidades do Porto, onde são apresentadas recomendações de 22 comunidades facebookianas que selecionaram como e onde percorrer a cidade, através de páginas e grupos dedicados a cada assunto específico.

“O Porto é uma cidade num momento de particular ebulição, um ponto turístico aclamado pelo mundo fora e ao mesmo tempo, um espaço com uma complexa história social e urbana. Esta dicotomia presente no dia a dia é refletida neste guia, que apresenta as comunidades fervorosamente dedicadas à história esquecida e as que procuram os novos espaços que estão a alterar a paisagem da cidade”, realça o comunicado enviado à VIVA!.

O guia reúne algumas das melhores dicas e recomendações para ficar a conhecer os segredos mais bem guardados da cidade, desenvolvido com conteúdo exclusivo e inspirador, por quem melhor a conhece, as próprias comunidades locais do Facebook. 

Entre as comunidades presentes no guia, que recomendaram espaços e experiências do Porto consoante os seus interesses, destacam-se a “Preencher Vazios”, por exemplo. Este é o espaço de Joana Abreu que tem como missão “preservar os azulejos de rua”, através de “intervenções artísticas e frases de escritores portugueses”.

É, também, possível conhecer a cidade através do “Porto Desaparecido”, que levaram Manuel de Sousa a criar esta comunidade, em 2012, e apenas um ano depois, a receber Medalha Municipal de Mérito pela Câmara do Porto.

O “VeganHood “, de Sara Martins e Rita Duarte, têm voz ativa na comunidade vegetariana. Através de ações de rua, de palestras e do Facebook, as duas amigas difundem a prática de veganismo no norte de Portugal. Já no “Clube Filosófico do Porto”, Tomás Magalhães Carneiro, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, Tiago Sousa, da Universidade do Minho e Rui André Lopes, do Instituto Superior Politécnico Gaya, decidiram criar uma associação para quem partilha o gosto pela filosofia, refletindo na origem urbana desta arte. O objetivo ambicioso é aproximar novamente a filosofia da cidade.

Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda” é, como o nome indica, dedicado à Rua de Miguel Bombarda, artéria vital da cidade, impulsionada pelas galerias de arte e projetos comerciais alternativos. Em 2007, estes espaços decidiram unir-se em parceria com a Câmara Municipal do Porto nos eventos bimestrais “Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda”. Ana Alves da Silva trata da comunicação destes eventos e é uma das responsáveis por transformar esta outrora esquecida rua numa artéria vital.

Por sua vez, o “Vinho, saber provar!” é uma comunidade que acredita que não há maus vinhos, mas sim paladares diferentes. Quem o defende é Duarte Costa Pereira, engenheiro agrícola e pós-graduado em Enologia. Além de supervisor de Prova Sensorial, é formador de vinhos e, nos tempos livres, partilha o seu conhecimento na página.

O guia, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, está disponível online (https://cityguides.fb.com/) e em vários pontos de turismo da cidade do Porto. Recorde-se que este lançamento surge um ano depois de ter sido apresentado o Guia das Comunidades de Lisboa.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes