Sabe Bem

Fabbrichetta

Fabbrichetta

A Fabbrichetta abriu portas em dezembro de 2020, em plena pandemia, com serviço de takeaway e delivery, mas, passado apenas um ano, o negócio evoluiu para um espaço, onde o cliente se sente num “pequeno cantinho italiano”.

A ideia de abrir o espaço surgiu depois de algumas viagens a Itália, que acabaram por despertar “um enorme interesse pela gastronomia italiana”. Quanto ao nome, Marco Sousa, proprietário, explica “que Fabbrichetta (se pronuncia da mesma forma em português)”, tendo sido escolhido “porque o conceito inicial era o de uma pequena fábrica de pizzas italianas a vender para fora (takeaway e delivery)”.

Com capacidade para 25 lugares, afirma que é essencial reservar mesa com antecedência. Neste estabelecimento, localizado em Vila Nova de Gaia, poderá escolher entre várias “pastas, risottos de excelência, lasanha, beringela à parmegiana e, claro, as maravilhosas pizzas”.

O menu contempla também diversas entradas como o “maravilhoso, e diferente, pão de alho, as bruschettas, burrata ao pesto, carpaccio e arancini”.

Quanto ao ex-libris da Fabbrichetta, confessam que é difícil eleger apenas um e, por isso, destacam “os pães de alho, sejam eles simples, com mozzarella ou com mozzarella e peperoni, os risottos e, naturalmente, as pizzas”.

Sendo este um restaurante italiano, a pizza “é sempre dos pratos” mais pedidos pelos clientes, no entanto, os responsáveis referem que a época do ano e o tempo/clima também influenciam as escolhas.

Aquilo que distingue o estabelecimento é a “qualidade na confeção” dos produtos, e a facilidade com que os clientes, tanto do Porto, como de Gaia, podem encomendar as pizzas através do site da Fabbrichetta.

O responsável revelou, ainda à revista VIVA! que a Fabbrichetta “será o único restaurante em Portugal com uma verdadeira escola de formação de pizzaiolos”.

Com este curso, a ter início em novembro deste ano, pretendem contribuir para o aumento da “mão de obra nesta área profissional” e “a qualidade das pizzarias em Portugal”.

Caso esteja interessado pode encontrar toda a informação sobre a escola de pizzaiolos aqui

Horário de funcionamento: De domingo a quinta-feira das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 22h00 e à sexta-feira e sábado das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00.

Fabbrichetta
Rua da Bélgica 2828, Canidelo
Telefone 22 781 0209

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem