
Nos dias 12 e 13 de abril, Matosinhos volta a ser o palco de um encontro entre leitores e autores, encerrando assim a maior edição de sempre do LeV – Literatura em Viagem. Com entrada livre, o evento reúne figuras como Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares, Rita Redshoes e Valter Hugo Mãe, entre outros.
A programação arranca no sábado à tarde com uma das conversas mais aguardadas: Ricardo Araújo Pereira e Jenny Kleeman partilham o palco para discutir “Robôs Sexuais e Carne Vegana”, livro da jornalista britânica.
Esta sessão, marcada para as 15h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, convida o público a refletir sobre ética, tecnologia, sexo e alimentação.
Durante o resto do dia, o festival continua a explorar novos horizontes literários com apresentações centradas em obras como Náufragos e Mortes Fabulosas dos Antigos. Às 18h, a sessão “Mulheres de Palavra” reúne as escritoras Sofi Oksanen, Inês Pedrosa e Teolinda Gersão, que, com moderação de Sara Otto Coelho, abordam a escrita como ato político e transformador.
À noite, o Teatro Municipal Constantino Nery acolhe um concerto da banda Mundo Cão, pelas 22h, onde a música se alia à força da língua portuguesa.
No domingo, as atividades começam com o painel “A Matéria da Ficção”, pelas 15h, que junta Martim Sousa Tavares, Rita Redshoes e Mário Cláudio. A conversa, moderada por Mónica Guerreiro, mergulha nas motivações e experiências que moldam a criação literária.
Mais tarde, Valter Hugo Mãe será o centro das atenções numa conversa conduzida pela jornalista Maria João Costa. O escritor português abre portas ao seu universo pessoal e criativo num momento de grande proximidade com o público. Para fechar a tarde, a performance poética “Boca em Flor I”, resultado de uma oficina dinamizada por Ana Celeste Ferreira, será apresentada ao público.
O encerramento do festival faz-se a partir das 21h30. O ciclo de visitas “MOONtosinhos” propõe um percurso literário noturno pelo Mosteiro de Leça do Balio.
Camilo Castelo Branco e Arnaldo Gama serão os protagonistas deste passeio que mistura história, literatura e património. Ao longo do fim de semana, continuam também patentes as exposições “200 anos de Camilo Castelo Branco” e “Matosinhos – Lugar e Memória”.