
O centro comercial Gaia Jardim, em Canidelo, vai transformar-se num verdadeiro ponto de encontro para os fãs da francesinha entre os dias 26 de junho e 6 de julho. Durante este período, o espaço acolhe um evento gastronómico que promete juntar tradição, sabor e convívio num só lugar.
A iniciativa contará com a participação de quatro casas de referência da cidade do Porto — Alfândega Douro, Cufra, Santa Francesinha e Alicantina — que vão dar a provar as suas interpretações desta especialidade tipicamente portuense.
Ao longo de doze dias, os visitantes poderão desfrutar das francesinhas em dois períodos do dia: entre as 12h e as 15h, e ao final da tarde, entre as 18h30 às 22h30. A entrada no evento é gratuita.
A francesinha será aqui celebrada como uma expressão da cultura e da identidade do Norte do país, de diversas maneiras. Haverá a versão tradicional da francesinha, a francesinha em forno a lenha, a francesinha vegan e a francesinha vegetariana.
Recorde-se que, antes de passar por Vila Nova de Gaia, o Festival de Francesinhas esteve na zona do Seixal, entre os dias 13 e 22 de junho. Antes disso, também tinha estado presente em Lisboa, de 23 de maio a 1 de junho, e em Coimbra, de 30 de abril a 11 de maio.
Em 2024, o mesmo evento também tinha passado noutras localizações perto do Porto. Neste caso, a Maia (13 a 22 de setembro) e Santa Maria da Feira (30 de agosto a 8 de setembro). Por enquanto, ainda não há confirmação se as localizações se vão repetir em 2025.
Mais informações podem ser encontradas aqui.