Está prestes a estrear mais um ciclo de filmes, no Cinema da Batalha (CdB). Este irá estrear entre os dias 27 de dezembro e 12 de janeiro, sendo que o CdB promove uma edição especial com o nome “Tesouros do Arquivo”.
Como explica a Câmara do Porto, trata-se de um ciclo com obras restauradas por “importantes laboratórios, arquivos e cinematecas”. Neste caso, o ciclo em questão tem o título “Tesouros do Arquivo: Crime, disseram…”, focando-se, como o nome sugere, em filmes de crime.
No Batalha, será possível ver filmes como “The Protagonists”, de Luca Guadagnino, que se questiona sobre a natureza voyeurística da violência. Já “Samba Traoré”, de Idrissa Ouédraogo aborda a questão das consequências humanas, aquando de um assalto que acontece no Burkina Faso.
Também vai ser exibido um filme de crime misturado com comédia. Trata-se do “Murdering the Devil”, da autoria de Ester Krumbachová, que põe em causa o que é realmente a maldade, através de um confronto com o Diabo.
Já “Batalla en el cielo”, por exemplo, de Carlos Reygadas, tem como premissa o desafio a conceitos como a culpa e a redenção, tendo como pano de fundo um México sombrio e profundo.
Haverá ainda espaço para conhecer a obra “Mikey and Nicky”, da autoria de Elaine May. Esta permite ao espectador refletir sobre o impacto que o mundo criminal pode ter numa amizade com vários anos. Por fim, será possível ver “The Big Heat”, de Fritz Lang, que aborda o mundo da corrupção policial.
Foto: Cinema da Batalha