PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Fã de filmes de crime? Há uma razão forte para ir ao Cinema da Batalha em breve

Fã de filmes de crime? Há uma razão forte para ir ao Cinema da Batalha em breve

Está prestes a estrear mais um ciclo de filmes, no Cinema da Batalha (CdB). Este irá estrear entre os dias 27 de dezembro e 12 de janeiro, sendo que o CdB promove uma edição especial com o nome “Tesouros do Arquivo”.

Como explica a Câmara do Porto, trata-se de um ciclo com obras restauradas por “importantes laboratórios, arquivos e cinematecas”. Neste caso, o ciclo em questão tem o título “Tesouros do Arquivo: Crime, disseram…”, focando-se, como o nome sugere, em filmes de crime.

No Batalha, será possível ver filmes como “The Protagonists”, de Luca Guadagnino, que se questiona sobre a natureza voyeurística da violência. Já “Samba Traoré”, de Idrissa Ouédraogo aborda a questão das consequências humanas, aquando de um assalto que acontece no Burkina Faso.

Também vai ser exibido um filme de crime misturado com comédia. Trata-se do “Murdering the Devil”, da autoria de Ester Krumbachová, que põe em causa o que é realmente a maldade, através de um confronto com o Diabo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já “Batalla en el cielo”, por exemplo, de Carlos Reygadas, tem como premissa o desafio a conceitos como a culpa e a redenção, tendo como pano de fundo um México sombrio e profundo.

Haverá ainda espaço para conhecer a obra “Mikey and Nicky”, da autoria de Elaine May. Esta permite ao espectador refletir sobre o impacto que o mundo criminal pode ter numa amizade com vários anos. Por fim, será possível ver “The Big Heat”, de Fritz Lang, que aborda o mundo da corrupção policial.

Foto: Cinema da Batalha

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2