PUB
recheio 2025 2º

Fã de desportos motorizados? Eis o festival a 40 minutos do Porto que vai querer visitar

Fã de desportos motorizados? Eis o festival a 40 minutos do Porto que vai querer visitar

O Penafiel Racing Fest está de regresso à cidade de Penafiel entre os dias 27 e 29 de junho, prometendo três dias de pura adrenalina com mais de 500 pilotos em prova e uma expectativa de mais de 150 mil visitantes. Considerado o festival de desporto motorizado mais eclético do país, o evento continua a crescer na dimensão competitiva e na projeção internacional.

Organizado pela Câmara Municipal de Penafiel e pela Cooperativa para o Desenvolvimento Desportivo e Cultural (CDDC), o festival inclui provas de seis modalidades principais: Super Enduro (integrado no Campeonato Nacional), Trial Urbano 4×4, Drag Racing, Motos 50cc, Rally de Clássicos e o Rally Taça Joaquim Santos, que também integra o calendário nacional e conta com representação de seis países.

Segundo o JN, uma das grandes novidades deste ano é a estreia do Campeonato Nortex4 Ultra4 Europa Sul, prova de off-road extremo pontuável para a 1.ª Liga Europeia da modalidade, que vai transformar Penafiel num dos epicentros do todo-o-terreno europeu.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além das provas motorizadas, o evento inclui ainda iniciativas como o Rally Kids, corridas de lentos, radio modelismo e o Street Basket, todas com vertente inclusiva. Haverá também espaço para música ao vivo, DJ’s e uma zona de exposição dedicada a empresas da área.

Este ano, o festival presta homenagem a Joaquim Santos, um dos fundadores do evento e figura de referência no automobilismo nacional. A cidade irá inaugurar uma escultura em sua memória no centro de Penafiel. “Uma peça absolutamente notável daquele que foi o maior de sempre nos desportos motorizados”, destacou Antonino de Sousa, presidente da Câmara. (via JN)

Pedro Cepeda, vice-presidente da autarquia, sublinhou o reforço do apoio institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, reconhecendo o evento como “instrumento de promoção territorial” com impacto além-fronteiras.

Fotografia: Penafiel Racing Fest
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3