
O Moinho Cine Fest está prestes a encerrar a sua 7ª edição, com os últimos momentos do festival marcados para este fim de semana. Na sexta-feira, 11 de abril, às 21h, será exibida uma sessão especial na Junta de Freguesia de Guifões, aberta a todos os interessados e sem qualquer custo.
Como é referido em nota à imprensa, esta exibição vem substituir a sessão anteriormente agendada para o dia 5 de abril, que acabou por ser cancelada devido a falhas técnicas no Centro Cultural de Leça do Balio.
Já no sábado, 12 de abril, também às 21h e no mesmo local, decorre o encerramento oficial do festival. Durante este evento final, além da exibição de curtas-metragens, o público ficará a conhecer os vencedores desta edição, selecionados por um júri composto pela atriz Lídia Muñoz e pelos cineastas José Paulo Santos e Tiago Durão.
Mesmo com os ajustes de programação, o público ainda terá a oportunidade de assistir a metade dos 50 filmes que integram a seleção oficial deste ano. A diversidade cultural e narrativa das obras em exibição é um dos pontos altos do evento, que procura valorizar o cinema em formato curto.
Este ano, o Moinho Cine Fest ostenta o selo EFFE 2024-2025, uma distinção da European Festivals Association (EFA), atribuída com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, que reconhece festivais com forte compromisso artístico e impacto comunitário.
A organização do festival está a cargo da ANARTEM – Associação Cultural, com direção de André Almeida Rodrigues. A União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões assegura a promoção do evento, que conta ainda com o apoio da Câmara de Matosinhos.
Mais informações aqui.