O evento Global Kitchen in Porto traz à cidade, a 9 de novembro, o quinto encontro entre chefs nacionais e internacionais. Desta vez, o destaque será para a colaboração entre a chef australiana Jo Barrett e a chef portuense Rafaela Louzada, numa experiência gastronómica que promete ser única.
Jo Barrett, eleita Chef do Ano de 2024 pelo The Age GoodFood Guide, tem uma longa carreira que a consolidou como uma chef de referência na Austrália.
Com passagens pelo restaurante Oakridge Winery e com experiência no Campeonato Mundial de Pastelaria, Jo lançou o projeto Wildpie, onde utiliza caça selvagem e espécies invasoras em prol de uma culinária sustentável. Em 2023, inaugurou o restaurante Little Picket, um sucesso na Great Ocean Road.
Já Rafaela Louzada, em ascensão na cena gastronómica do Porto, mescla sabores tradicionais portugueses com técnicas contemporâneas. Formada em gastronomia no Rio de Janeiro, construiu experiência em cozinhas prestigiadas como o Le Chalet de la Forêt e The Yeatman, ambos detentores de duas estrelas Michelin. Em 2020, abriu o restaurante Gruta no Porto e, atualmente, gere o seu espaço no Time Out Market.
De acordo com a Câmara do Porto, o programa inclui uma visita das chefs ao Mercado do Bolhão, onde selecionarão ingredientes frescos para o menu que irão preparar em conjunto. No dia 8, o jantar será servido com pratos que refletem técnicas inovadoras, ingredientes frescos e elementos típicos australianos.
Além do jantar, no dia 9, será realizado um workshop em que o público poderá aprender diretamente com Jo Barrett sobre culinária sustentável. Serão exploradas receitas como kofta de veado com ervas nativas australianas, juntamente com uma sobremesa elaborada em parceria com Rafaela Louzada.
Neste ano em que o Porto recebeu o prémio de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, o Global Kitchen in Porto reforça a sua missão de promover a diversidade cultural e culinária, reunindo chefs de diferentes continentes para partilhar as suas tradições e inovações.