
Há razões de entusiasmo para quem é apreciador de Banda Desenhada (BD). Isto porque vem aí o Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, que arranca já esta sexta-feira, dia 23 de maio, na Maia.
O evento vai acontecer no Fórum da Maia e, tal como refere o Porto Canal, procura celebrar os 40 anos de carreira do autor Luís Louro. Para além disso, o evento visa também “olhar a banda desenhada francesa sobre Portugal”.
São estas as principais propostas do festival, que parte assim para a sua terceira edição. No evento, será possível apreciar exposições, novos lançamentos, cinema ou até mesmo jogos de tabuleiro.
Aqui, vão estar presentes alguns nomes bastante conhecidos, como é o caso da argumentista Stephanie Phillips. Como descreve a mesma fonte de informação, a autora foi responsável por “[assinar] títulos de referência com personagens femininas como ‘Harley Quinn’ e ‘Mulher-Maravilha’”.
Do universo feminino para o universo masculino, também vai estar presente o autor Brian Azzarello. Este foi responsável pela criação de algumas histórias relacionadas com dois personagens verdadeiramente icónicos: Batman e Super-Homem.
No campo das exposições, haverá espaço para apreciar uma retrospetiva da carreira de Luís Louro. O próprio assinou obras como “O Corvo”, “Alice” ou “Coração e Papel”. Foi ainda um dos criadores da série “Jim del Mónaco”.
Recorde-se que Luís Louro está prestes a celebrar o seu sexagésimo aniversário, estando prestes a receber uma distinção de mérito cultural da Câmara de Lisboa. O autor publicou, recentemente, o álbum “Os filhos de Baba Yaga”.
No Maia BD, vão estar presentes vários autores de renome. Entre os quais, por exemplo, Jean Dufaux, Marcello Quintanilha, André Diniz, Daniel Maia, Joana Afonso, Margarida Madeira, Osvaldo Medina ou Paulo J. Mendes.
O evento é organizado pela Câmara da Maia. Para mais informações sobre o Maia BD, pode clicar aqui.