PUB
CIN Woodtec

Exposições explosivas e eventos imperdíveis encerram o ano em grande

Exposições explosivas e eventos imperdíveis encerram o ano em grande

Nos próximos meses, a Galeria Municipal do Porto (GMP) trará uma agenda repleta de eventos culturais. Exposições inéditas, performances e um novo curso dos Colectivos Pláka marcarão o programa. Entre os destaques está também um fim de semana dedicado à arte contemporânea e uma colaboração com a Fonoteca Municipal.

A 28 de setembro, terá início a primeira edição de “Fogo Fátuo”, um evento bianual focado na arte em movimento. Com uma variedade de propostas que exploram o som de formas inovadoras, o público poderá assistir a performances acústicas e projetos audiovisuais. O evento terá lugar em diversos espaços da GMP e dos Jardins do Palácio de Cristal.

Entre os artistas confirmados estão A lake by the mõõn, Deena Abdelwahed, Les Chanteurs d’Oiseaux, Fito Conesa e Pedro Lima com a Banda Sinfónica Portuguesa. A programação inclui ainda Michele Rizzo e Caique Tizzi, que apresentará uma performance gastronómica com a Fruta Feia. O evento decorre das 16h de sábado até às 00h30 de domingo, com entrada livre.

Em outubro, a 26, a GMP inaugura três novas exposições. Jonathan Uliel Saldanha apresentará “Superfície Desordem”, onde som, performance e ficção científica se entrelaçam. Vivian Caccuri traz “Febre da Selva Elétrica”, explorando a perceção sensorial, o corpo e a tecnologia. Rita Caldo inaugura o novo espaço dedicado a artistas emergentes com “Assim no céu como na terra”, com curadoria de Patrícia Coelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As três exposições poderão ser visitadas até o início de 2024, com entrada gratuita. Ainda em outubro, entre os dias 31 e 2 de novembro, acontece o segundo curso do ano dos Colectivos Pláka, sob a orientação de Pauline Curnier Jardin. O curso abordará as “heterotopias” do espetáculo e do entretenimento, explorando o conceito de ilusão como ferramenta crítica.

Entre 15 e 17 de novembro, a GMP organiza o Circuito ’24, que propõe um roteiro pela arte contemporânea no Porto. Durante o fim de semana, o público poderá visitar museus, galerias e espaços independentes, através de exposições, visitas guiadas e concertos gratuitos.

Até o final do ano, a programação da GMP continuará a cruzar-se com as atividades da Fonoteca Municipal do Porto. Em 5 de outubro, Vivian Caccuri conduzirá uma sessão de Escuta Ativa. A 7 de dezembro, Rodrigo Vaiapraia apresentará o seu novo álbum. As sessões de Hora de Ponta, às quartas-feiras, também seguem no calendário da Fonoteca.

Com uma oferta diversificada de eventos, a Galeria Municipal do Porto promete um fim de ano vibrante para os apreciadores de arte e cultura na cidade.

Fotografia: DR Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem