Intitulada “Cólofon, 500 Capas de Livros Portugueses”, a exposição, organizada pela Câmara de Matosinhos em parceria com a ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte, integra a programação da nona edição do festival Literatura em Viagem (LeV), um encontro internacional de literatura de viagem, que decorre este ano de 8 a 11 de maio.
De acordo com o comunicado da autarquia, a exposição, que apresenta 500 capas de livros portugueses, conduz os visitantes pela “história do design gráfico e da ilustração em Portugal ao longo do século XX”, exaltando a “qualidade dos ‘capistas’ portugueses e a diversidade de soluções formais e técnicas exploradas, através de obras assinadas por Bernardo Marques, Victor Palla, Sebastião Rodrigues ou João Botelho”.
“O termo Cólofon (ou Colofão) é o último elemento impresso no miolo do livro, o remate da obra. Indica a qualidade do papel (tipo, fabricante, peso) e a tipografia da composição dos textos, podendo incluir informações sobre o autor, tipo de edição, lugar e data da publicação, bem como o processo gráfico, a gráfica e a tiragem”, lê-se na nota.
Quarta-feira 29 Abril, 2015
Exposição reúne 500 capas de livros portugueses
O Museu da Quinta de Santiago, em Leça de Palmeira, vai acolher, de 8 de maio a 28 de junho, uma exposição introdutória da história do design gráfico e da ilustração em Portugal ao longo do século XX.