PUB
Recheio 2025

Exposição “Monasterium Km 234” recebe visitas de universidades seniores do Grande Porto

Exposição “Monasterium Km 234” recebe visitas de universidades seniores do Grande Porto

Diversas universidades seniores visitaram recentemente a exposição “Monasterium Km 234” que se encontra patente no Mosteiro de Leça do Balio. Através de visitas guiadas com historiadoras, os visitantes percorreram diversas salas da exibição que inclui uma coleção de 55 imagens artísticas e 7 obras de arte que mostram a importância e a ligação deste Mosteiro com a cidade espanhola.

Nestas visitas, refira-se, foi desvendado que o nome da exposição está relacionado com o facto de distância entre o Mosteiro de Leça do Balio e Santiago de Compostela ser de exatamente 234 Km.

“Nesta mostra, alunos e professores ficaram a conhecer a história e a simbologia relacionada com o apóstolo Santiago, tendo ainda a oportunidade de descobrir os trilhos e as curiosidades dos caminhos percorridos por milhares de peregrinos até Santiago de Compostela. Foi também uma ocasião para relembrar o passado do Mosteiro e um dos momentos mais marcantes da sua história: o casamento entre D. Fernando e Dona Leonor Teles, o primeiro matrimónio por amor da monarquia portuguesa”, revela nota enviada às redações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como explica o curador da “Monasterium Km 234”, o historiador e arqueólogo Joel Cleto, através desta exposição podemos desvendar “histórias que ao longo dos anos fizeram os Caminhos de Santiago”.

Organizada pela Lionesa, com o patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos e a SuperbockGroup, a “Monasterium Km 234” está patente no Mosteiro de Leça do Balio até 16 de dezembro, podendo ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 9h30 e as 18h30.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão