Sabe Bem

Exposição dedicada à Arquitetura Portuguesa em Matosinhos

Exposição dedicada à Arquitetura Portuguesa  em Matosinhos

A Casa da Arquitetura exibe a exposição “What? When? Why not? Portuguese Architecture” até 24 de abril de 2022. Consiste em 11 cabines hexagonais, uma “visão caleidoscópica da arquitetura portuguesa”, do colonialismo aos dias de hoje.

Na primeira cabine, de forma a abrir a exposição, o som e imagem do discurso proferido em Washington (EUA) pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama sobre a entrega do Prémio Pritzker de Arquitetura em 2011 ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura poderá ser visto, bem como a obra Espelho Partido, de 1975, do arquiteto Siza Vieira (Prémio Pritzker em 1992).

Também nesta cabine estarão representados vários edifícios icónicos da arquitetura portuguesa, como por exemplo as Piscinas das Marés, de Siza Vieira ou o Estádio de Futebol de Braga, de Souto de Moura, entre outros.

Jorge Figueira e Bruno Gil, dois curadores da exposição, explicam que nas restantes cabines, o visitante vai poder fazer uma espécie de viagem pela história investigada sobre a arquitetura portuguesa no contexto nacional e internacional desde os tempos do colonialismo e de como os portugueses levaram aquela ciência e arte até Moçambique, Angola, Macau ou Brasil.

As cabines têm temas variados como “History”, “Historiography”, “Fascim”, “Colonialism”, “Democracy”, Social”, “Women”, “Education” e “Research Pop”.

“Uma cabine dedicada a cada um destes temas permite analisar sinteticamente, em imagens, objeto e textos, propostas dos investigadores” e o resultado é uma “visão caleidoscópica da arquitetura portuguesa, assumidamente complexa e contraditória, para lá das simplificações com que de longe ou de perto é muitas vezes retratada”, lê-se no dossiê entregue aos jornalistas, durante a conferência de imprensa.

“No fundo, aqui, tentamos imaginar como é que a investigação científica que estamos a fazer e que está em 11 módulos, em 11 temas, se podiam expor neste espaço excelente que é a Galeria da Casa da Arquitetura e, por isso imaginamos estas 11 cabines, ou estas 11 maquinetas, em que cada uma delas trata um dos temas que nos levam à procura da arquitetura portuguesa”, explicou Jorge Figueira, referindo que o tema da “arquitetura portuguesa” é um tema “recorrente”, mas que “ninguém sabe exatamente o que é a arquitetura portuguesa”.

Segundo Jorge Figueira, o público em geral sabe quem é Siza Vieira ou Souto de Moura, mas na verdade a “arquitetura portuguesa é uma coisa mais antiga, mais complexa, mais contraditória, mais sangue, com mais suor e com mais lágrimas, e é essa história partida em vários temos que nós encontramos aqui”.

A exposição “What? When? Why not? Portuguese Architecture” fica patente em Matosinhos até dia 24 de abril de 2022, e vai ter visitas-oficina para grupos escolares e atividades para famílias dirigidas ao público infantil.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef