O programa de 2014 do Projeto 1.ª Avenida, no Porto, integra uma “grande exposição” do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, intitulada “L’Imaginaire d’Aprés Nature”, que “está apontada para junho”. De acordo com a diretora artística do projeto, Cláudia Melo, o destaque da programação para este ano assenta em “quatro grandes eixos”, com acolhimento de “grandes eventos, serviço educativo, residências artísticas e articulação com instituições de ensino superior artístico”. O primeiro grande evento é a exposição “Street Art Axa Porto”, que tem inauguração agendada para 30 de abril. Cinco pisos do edifício “serão intervencionados por grandes nomes da cena portuense (Hazul, entre outros) e internacional daquele género artístico”. Em junho, haverá exposição de Cartier-Bresson, estando setembro e outubro reservados para a música.
De salientar ainda que, a 13 de setembro, o 1.ª Avenida, situado no edifício AXA, nos Aliados, vai associar-se ao festival Optimus D’Bandada com “uma programação própria, que contará com concertos, DJ, performances e iniciativas interdisciplinares”. “Teremos cá o festival 20-XX-20 (11 de outubro). São 20 bandas, 20 DJ e 20 designers, que irão ocupar também o edifício”, destacou também Cláudia Melo.
Em outubro e novembro há um encontro marcado com a arte contemporânea, através da iniciativa Arte Contemporânea – Oporto Meeting Point, reunindo “galerias de arte da e na cidade do Porto”.
Segunda-feira 24 Março, 2014
Exposição de Cartier-Bresson chega ao Porto em junho
A mostra “L’Imaginaire d’Aprés Nature”, do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, integra a programação do Projeto 1.ª Avenida, estando agendada para junho.