PUB
Recheio 2024 Institucional

Excesso de peso e obesidade duplicam em crianças entre os 12 e os 36 meses

Excesso de peso e obesidade duplicam em crianças entre os 12 e os 36 meses

Em comunicado, os responsáveis do projeto esclareceram que o resultado avançado pela investigação pode ser explicado por vários fatores, tais como o facto de o leite de vaca ser introduzido por volta dos 12 meses e os refrigerantes aos 18 meses. Das crianças que experimentaram, em média, 21,2 por cento consumem refrigerantes – sem gás (18,5 por cento) e com gás (2,7 por cento) – numa base diária. O estudo mostra igualmente que, durante o segundo e terceiro anos de vida, 10,7 por cento come sobremesas doces diariamente. Os resultados apontam, também, para o facto de – entre os 12 e os 36 meses – 31,4 por cento nunca terem provado cereais de pequeno-almoço, apenas 56 por cento terem ingerido peixe diariamente e 12,2 por cento nunca terem comido vegetais no prato. De salientar que a idade média de início de consumo de carne e peixe se situa nos seis e oito meses, respetivamente.
De acordo com Carla Rêgo, coordenadora do projeto, “a obesidade é, atualmente, um dos problemas de saúde que mais afeta a população e cada vez mais cedo”. “A obesidade infantil é já encarada como um problema de saúde pública, estando associada a um aumento da probabilidade de desenvolver obesidade na idade adulta e levando a perturbações no sono, problemas ortopédicos, distúrbios gastrointestinais e, a longo prazo, doença cardiovascular e diabetes”, alertou a responsável.
De salientar ainda que o “EPACI Portugal 2012 – Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento na Infância” – que analisou uma amostra constituída por mais de duas mil crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses de idade – revela que 20 por cento das mães portuguesas na zona Norte introduz o leite de vaca demasiado cedo na alimentação das crianças, ou seja, antes dos 12 meses.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem