
Ao que tudo indica, é já no segundo semestre de 2026 que vamos conseguir ver o resultado final das obras no antigo shopping “La Vie”, no centro do Porto. É neste altura que o espaço deverá reabrir, sendo que o investimento na requalificação do local vai ficar por cerca de 70 milhões de euros.
Tal como refere o Porto Canal, este antigo espaço vai dar lugar ao novo projeto HOP – Heart of Porto. Ficará nas mesmas instalações, que agora passarão a servir de escritórios e retalho. Quem se pronuncia sobre o projeto é o sócio fundador da Quest Capital.
Nas palavras de Cristobal de Castro Cardo, citado pelo mesmo meio de comunicação, este projeto “pretende transformar o espaço no maior prédio de escritórios e retalho no centro do Porto” (via Porto Canal).
O próprio acrescentou ainda que uma das grandes qualidades do edifício tem a ver com a sua ótima localização, sendo que “é difícil ter plantas de escritórios com esta dimensão”.
Sabe-se que a cerimónia de lançamento da obra aconteceu esta semana, sendo que deverá faltar até 1 ano e meio para vermos como ficou esta “nova vida” do antigo shopping La Vie. Recorde-se que, aqui, também já funcionou o Grand Plaza e o Mercado Temporário do Bolhão.
Ao todo, o edifício conta com uma área de 15.700 metros quadrados ao longo de 4 pisos para escritórios, 8.500 metros quadrados ao longo de 2 pisos para retalho e 3 pisos de estacionamento com 416 lugares.
Cristobal de Castro Cardo partilha ainda que o “interesse” e a “procura” pelos espaços têm sido bastante evidentes. Tanto assim é que o próprio conclui: “queremos ter a totalidade do prédio arrendado antes de terminar as obras”.