
Na cidade do Porto, mais concretamente na zona da Sé, está prestes a ser demolido o Mercado S. Sebastião. Conforme avança o Porto Canal, este vai dar lugar a um jardim para convívio, numa obra levada a cabo pela GO Porto.
Espera-se que a empreitada possa ficar concluída em outubro, tal como explica a empresa associada ao município do Porto. Nas palavras do vice-presidente da GO Porto, “será uma zona verde que permitirá usos diferentes daqueles que estavam a ser feitos naquele local”.
Manuel Aranha faz menção a “um uso mais de passeio, de estadia, de descanso, de fruição (…). O objetivo é dar um usufruto mais digno e mais aberto à comunidade que ali reside e a quem visita aquele espaço e que todos os dias vai à Sé”.
Sabemos ainda que a obra já foi consignada nos últimos dias e que o período de obras deverá ser de aproximadamente 120 dias, ou seja, 4 meses. O custo dos trabalhos deverá ficar perto dos 320 mil euros.
O representante da GO Porto vai mais longe e afirma ainda que o pretendido é acabar com “o ar mais fechado” do antigo mercado e dar-lhe um aspeto “mais visitável e transitável”. Para isso, “serão criados percursos, tanto longitudinalmente como transversalmente para que as pessoas possam ter um acesso mais agradável à zona da Sé e as outras zonas da cidade” (via Porto Canal).
Segundo o mesmo meio noticioso, Manuel Aranha referiu ainda que toda a estrutura de betão será retirada, mas não desperdiçada. Este explica que a pedra, cantaria e granito serão utilizados para “fazer um jardim que permita a fruição das pessoas que ali moram e que por lá passam também”.
Em jeito de resumo, a GO Porto refere que o grande objetivo é criar uma zona verde pública que seja “polivalente e descontraída”.