Pingo Doce Encomendas

European Enterprise Promotion Awards premeia projeto Zero Desperdício

European Enterprise Promotion Awards premeia projeto Zero Desperdício

O projeto Zero Desperdício, implementado em parceria com a Lipor, venceu o 1º prémio na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos” dos European Enterprise Promotion Awards.

Organizado, desde 2017, em parceria com a Lipor – rede intermunicipal da gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos –, o projeto Zero Desperdício tem obtido excelentes resultados no combate ao desperdício evitando que alimentos em excelentes condições para consumo humano, se transformem em resíduos alimentares. No final do terceiro trimestre de 2020, a iniciativa já tinha permitido recuperar cerca de 350 toneladas de alimentos que chegaram a 35 mil beneficiários.

“Estamos gratos pela distinção nos EEPA 2020 e não podemos deixar de agradecer às entidades doadoras e recetoras que compõem a Rede Zero Desperdício Lipor, nomeadamente aos nossos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde, entidades essenciais à disseminação do projeto nos seus municípios”, refere a Lipor, em comunicado.

Promovidos pela Comissão Europeia desde 2005, os European Enterprise Promotion Awards são coordenados em Portugal pelo IAPMEI, estando a ser dinamizados em 32 países. O objetivo desta distinção é identificar, distinguir e partilhar boas práticas de iniciativa empresarial e inspirar potenciais empreendedores na Europa.

Este ano, o IPAMEI recebeu 51 candidaturas nas seis categorias a concurso, sendo que a sessão de anúncio dos vencedores dos EEPA 2020 decorreu via live streaming.

O Movimento Zero Desperdício assenta nos princípios da economia circular, social e sustentável. Criado pela DARIACORDAR – Associação para a Recuperação de Desperdício, fundada em 2011, o movimento tem como missão unir esforços para acabar com o desperdício alimentar e ajudar quem precisa.

PUB
Pingo Doce Encomendas

Viva! no Instagram. Siga-nos.