PUB
Junta da Galiza

Euro 2024: Portugal vence mas não convence frente à Chéquia (2-1)

Euro 2024: Portugal vence mas não convence frente à Chéquia (2-1)

A seleção portuguesa de futebol estreou-se no Euro 2024, esta terça-feira, num jogo frente à Chéquia. Na primeira jornada da fase de grupos, Portugal venceu por 2-1, com um golo ao cair do pano.

Em Leipzig, as bancadas estavam ansiosas pelo início do campeonato europeu, com uma boa moldura humana, tanto do lado checo como do lado português. Ainda assim, o ambiente no estádio não esteve a condizer com o futebol praticado.

Na primeira parte, apesar do ascendente de posse de bola para Portugal, não houve grandes ocasiões de golo nem remates de perigo. O único destaque vai para um remate de Cristiano Ronaldo com o pé esquerdo, já perto do intervalo, que ainda aqueceu as luvas do guarda-redes da Chéquia.

Chegou o intervalo e era previsível que Portugal entrasse mais esclarecido, em busca do 1-0, apesar da Chéquia, não raras vezes, defender com dez homens atrás da linha da bola.

E por falar em fazer o 1-0, contra a corrente do jogo, foi mesmo a Chéquia que inaugurou o marcador. Num balde de água fria para a equipa portuguesa, Provod remata colocado para o fundo das malhas lusitanas. Diogo Costa nada conseguiu fazer.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A festa era checa, mas no rosto da equipa de Roberto Martínez, via-se que a “procissão ainda ia no adro”. Tanto assim é que, apenas 7 minutos depois, Portugal acabaria por chegar ao empate.

Após um cruzamento de Nuno Mendes, no lado esquerdo do ataque, acontece um lance caricato por parte da defesa checa. O guarda-redes dá um soco na bola, o problema é que esta bate na canela de Hranác e um autogolo faz o 1-1.

Pode dizer-se que foi um verdadeiro golo caído do céu, mas muito valioso para as aspirações portuguesas. Ainda assim, o melhor estava guardado para o fim. Pouco antes dos 90 minutos, entrou Francisco Conceição, extremo do FC Porto.

Num lance criado por Pedro Neto, do lado esquerdo do ataque, há um corte incompleto do defesa da Chéquia. A bola sobra para Conceição que dispara para o fundo das redes. Com muito sofrimento, estava feito o 2-1 para Portugal.

No topo da tabela, a seleção portuguesa juntou-se à Turquia, que também venceu a Geórgia. A segunda jornada colocará frente a frente Portugal e Turquia. Será jogada no sábado, às 17h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil