CMPorto

Estudo revela que aumentou preferência pela utilização de vários meios de transporte na deslocação para a escola

Estudo revela que aumentou preferência pela utilização de vários meios de transporte na deslocação para a escola

Este ano, há mais estudantes a utilizar mais do que uma opção de transporte para a deslocação casa-escola, o que evidencia um crescimento da utilização de vários meios de transporte nesse trajeto.

A conclusão é de um estudo realizado pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021, que indica que em 2020 eram utilizados, em média, 1.1 meios de transporte, enquanto que, agora, a média situa-se no 1.3. A premissa verifica-se, em particular, nos estudantes do ensino secundário e superior, que apresentam um grau de autonomia mais elevado do que os restantes ciclos.

Os dados mostram que o aumento em causa se reflete “em todos os meios de transporte”, com 57% dos encarregados de educação a assegurar que os estudantes a seu cargo vão deslocar-se mais vezes de carro com a família, o que representa um acréscimo de mais 8 pontos percentuais comparativamente ao ano transato. Este é, de resto, um crescimento que tem sido constante, uma vez que em 2019 eram 47% os encarregados a admitir esta possibilidade, indica o Observador Cetelem.

Além disso, verifica-se também um “aumento da confiança” nos transportes coletivos face ao ano anterior (+14%), quando iniciou a pandemia, que, na altura, reunia apenas 24% dos apoiantes.

Por sua vez, 8% dos encarregados de educação inquiridos indicaram ter contratado transporte específico para estudantes e 1% admitiu que estes se iriam deslocar, respetivamente, de bicicleta/trotineta e de mota/scooter para a escola.

JOSE COELHO/LUSA

Adicionalmente, registou-se também “um crescimento maior nas deslocações a pé (38% +23%)”.

O estudo revelou ainda que existem mais estudantes a deslocar-se mais frequentemente de carro com a família no ensino pré-escolar (81%) e no 1.º (69%) e 2.º (59%) ciclos. Já no secundário há uma maior repartição entre estudantes que vão de carro com a família (44%), a pé (43%) e de transportes coletivos (43%). Os estudantes do Ensino Superior são os que mais optam por usar transportes coletivos (61%).

Entre os tipos de ensino, verificou-se que os alunos do ensino privado se deslocam mais frequentemente de carro com a família (78%), com 25% a ir a pé e 25% de transportes coletivos. No ensino público, 54% vão de carro com a família, 41% a pé e 25% de transportes coletivos.   

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=181021-menu&utm_campaign=menuchef

Viva! no Instagram. Siga-nos.