As cidades do Porto e de Madrid poderão vir a ficar a apenas três horas de distância. Esta é a intenção de um estudo desenvolvido pela Associação Vale d’Ouro, que propõe um corredor ferroviário entre a Invicta, com estação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e Zamora.
O trajeto em causa destina-se a comboios de passageiros e mercadorias e propõe ainda estações em Paços de Ferreira, Amarante, Vila Real, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Em comunicado, a associação explica que a viagem do Porto a Vila Real será de 43 minutos, enquanto até Bragança será de 1h14m. Por sua vez, a capital espanhola, Madrid, deverá ficar a “03h00 do Porto e, com a nova linha Porto-Lisboa prevista no PNI 2030, ficará a 4h15m de Lisboa”.
Em causa está um orçamento estimado de 3,7 mil milhões de euros, que “permitirá devolver à região um caminho-de-ferro moderno, invertendo-se uma dependência exclusiva do transporte rodoviária”.
De acordo com os promotores, além de “potenciar a coesão territorial e socioeconómica da região”, a linha possibilitará também a aproximação entre “a região Norte e o país da Europa Ocidental, numa estratégia alinhada e enquadrada nas políticas de neutralidade carbónica definidas pela Comunidade Europeia”.
A proposta da Associação Vale d’Ouro pode ser consultada aqui.