Sabor do Mês setembro (peixaria) - PD

Estudo da U.Porto conclui que a primeira menstruação das mulheres portuguesas surge cada vez mais cedo

Estudo da U.Porto conclui que a primeira menstruação das mulheres portuguesas surge cada vez mais cedo

Um estudo desenvolvido por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que a primeira menstruação das mulheres portuguesas tem vindo a “tem vindo a acontecer cada vez mais”, tendo a média passado dos 13 para os 12 anos.

Desenvolvido no âmbito do Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision medicine (DOCnet), e publicado na revista “American Journal of Human Biology”, o estudo avaliou a “evolução da idade da primeira menstruação num grupo de mulheres nascidas entre 1920 e 1992”, salienta a U.Porto, no seu portal de notícias.

Segundo Catarina Queiroga, primeira autora da investigação, coordenada por Henrique Barros, os investigadores estavam “interessados em verificar se a idade da menarca está em declínio ou estabilização, tal como evidenciam estudos de outros países Europeus, ou se, pelo contrário, estaria a aumentar”.

A investigação comprovou que a “mediana da idade da menarca tem vindo a diminuir ao longo dos anos, passando dos 13 anos para os 12, a uma taxa de 31 dias por cada 5 anos”.

“Este é o estudo mais recente a caracterizar a idade da primeira menstruação num conjunto elevado de mulheres portuguesas, com diferentes idades. Pretendíamos analisar a evolução da idade da menarca ao longo de várias gerações, para posteriormente desenvolver outros estudos que procurem explicar a tendência encontrada”, explica a autora.

De acordo com a U.Porto, os investigadores estão agora a “estudar a relação entre a exposição a situações de adversidade na infância e a idade da primeira menstruação”, de forma a verificar se “existem fatores de risco inflamatórios que possam influenciar a maturação sexual”.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz