
O Centro de Congressos da Alfândega do Porto e a Porto Business Shool, apresentaram ontem, no histórico edifício da cidade invicta, os principais resultados do estudo “Centro de Congressos da Alfândega do Porto: Impacto Económico e Perspetivas de Desenvolvimento”.
Entre as principais conclusões da investigação coordenada pelo professor Pedro Quelhas Brito, surgem em destaque: a criação de mais de 4800 postos de trabalho (diretos e indiretos), o contributo para o PIB nacional na ordem dos 124,4 milhões de euros e os 29,5 milhões de euros de receita fiscal gerados, entre 2007 e 2013.
O Centro de Congressos da Alfândega do Porto desempenha um papel ativo no desenvolvimento e atração de público para a cidade. Os promotores do estudo propõem, no entanto, estratégias de desenvolvimento para o centro de congressos, nomeadamente a criação de um centro internacional de negócios – com a possibilidade de aluguer de escritórios temporários de curta e média duração, com serviços de apoio –; a implementação de um espaço de coworking; a implantação de visitas guiadas a espaços habitualmente fechados ao público; e uma adaptação de parte do espaço que permita a realização de espetáculos.
O melhor centro de congressos da Europa na economia e empregabilidade nacional, segundo a Business Destinations, é composto por 22 salas e tem capacidade para acolher eventos com lotação máxima de quatro mil pessoas.