RECHEIO 50 ANOS

Estúdio de arquitetura português apresentou exposição em realidade virtual nos Estados Unidos

Estúdio de arquitetura português apresentou exposição em realidade virtual nos Estados Unidos

A Salt Gallery da Boston Society of Architects Foundation recebeu, até ao final da semana passada, “The Reasons Offsite”, uma exposição em realidade virtual criada pela Summary – uma empresa que nasceu no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Descrevendo-a como uma experiência “completamente diferente para qualquer visitante”, a UPTEC explica, em comunicado, que é obrigatório o uso de óculos especiais de realidade virtual para que possam seguir o seu próprio percurso, uma vez que “a exposição não tem material físico”. Desta forma, “cada pessoa escolhe o que quer ver, em que momento quer ver e com que detalhe quer ver”.

O objetivo da The Reasons Offsite é “fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução histórica da arquitetura pré-fabricada”. Para o efeito, contou, também, com a cooperação de outros nomes da arquitetura mundial como Yona Friedman, professor no MIT e Universidade de Harvard, e Pedro Alonso, um dos curadores da Bienal de Veneza de 2014.

De acordo com Samuel Gonçalves, fundador da SUMMARY, uma exposição em realidade virtual permite expor de forma mais económica e simples, quando comparado com as exposições de arquitetura tradicionais. “Neste caso, a transferência e a produção de conteúdo não implica o envio de caixas infindáveis com material expositivo ou a impressão de rolos de papel, permitindo evitar custos e até produção de lixo”, sustenta.

A exposição contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e decorreu no âmbito da Tirana Architecture Week 2018.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem