CMPorto

Estudantes juntam-se no Porto para encontrar a melhor empresa júnior

Estudantes juntam-se no Porto para encontrar a melhor empresa júnior

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota foi o local escolhido para se realizar a final da 15.ª edição da competição nacional A Empresa, promovida pela Junior Achievement Portugal (JAP).

A competição, que teve lugar na quarta-feira, apresentou 25 ideias de negócio criadas por estudantes do ensino secundário de todo o país.

“PolenData”, proposta de empresa criada pelos alunos da Escola Secundária de Miraflores, foi a vencedora do certame e vai contar com o apoio do Município do Porto através do programa Porto de Futuro.

Em causa está “uma casa modular e inteligente para insetos polinizadores, onde se pode rastrear movimentos e tirar informações a partir de sensores e, daí, analisar os dados em prol de uma melhor produtividade de um terreno agrícola”, referiu a autarquia liderada por Rui Moreira.

Para o autarca, o mérito é fundamental na prossecução dos sonhos e sublinhou que esta “é uma palavra que muitas vezes está ausente daquilo que é a nossa vida em sociedade, do que fazemos na escola e, depois, quando começamos a ser empreendedores”.

Rui Moreira desafiou ainda os então estudantes a que, no futuramente, “estejam todos a viver no Porto”, salientando o facto de “a cidade estar a fazer crescer o seu ecossistema de startups, de atração de negócios”.

No evento, foram também “distinguidas outras empresas juniores que trouxeram ideias como aplicações para criação de negócios por refugiados ou para utilização dos excedentes de pesca, soluções para a produção de energia, ou o recurso a inteligência artificial para utilização de contentores do lixo”, adianta ainda a nota divulgada.

O programa A Empresa já envolveu mais de 50 mil alunos, promovendo o empreendedorismo, a empregabilidade e a literacia financeira, sendo que mais de 44 mil já beneficiaram dos projetos que a Junior Achievement Portugal tem desenvolvido em colaboração com a Câmara do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes