No âmbito do concurso “Casos de Estudo – a cidade do Porto no contexto Europeu”, lançado pela Academia de Política Apartidária com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP), Parlamento Europeu e Europe Direct Porto, estudantes da Universidade do Porto (U.Porto) foram desafiados a desenvolver soluções para um conjunto de problemas reais apresentados pela CMP em quatro grandes áreas temáticas: Empreendedorismo Social, ‘Movida’ no Porto – animação sem prejuízo, Propostas para o desenvolvimento económico e social da freguesia de Campanhã e Que sectores priorizar em termos da atração de investimento para a cidade do Porto?.
Os casos de estudo foram alvo de uma primeira avaliação por um conjunto de docentes da U.Porto, a quem coube selecionar o grupo de quatro finalistas.
Na final, marcada para sexta-feira, a partir das 18h, no Salão Nobre da autarquia portuense, as resoluções dos casos serão avaliadas por Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da CMP, Ana Tavares Lehmann, vice-presidente da CCDR-Norte e professora da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), Renata Blanc, docente da FEP, Pedro Teixeira, vice-reitor da U.Porto, ou Fernando Paulo, diretor da presidência da CMP. A sessão contará ainda com a participação de Rui Moreira, presidente da CMP.
Os autores do caso vencedor serão premiados com uma viagem ao Parlamento Europeu em Bruxelas.
A Academia de Política Apartidária é uma organização sem fins lucrativos, criada e constituída por estudantes da Universidade do Porto (sediada na Faculdade de Economia), que tem como objetivo a criação de uma “escola política” à margem de qualquer instituição político-partidária.