
A equipa vencedora, intitulada “Porto Tripeiros”, constituiu-se por quatro elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – João Sá, Francisco Pimenta, Elias Ferreira e Carlos Novo, estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – e por um elemento da Universidade do Minho – Telmo Ferreira.
A solução apresentada, segundo o portal de notícias da U.Porto, chama-se “conCANTER” e consiste numa “plataforma inovadora que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias de automóveis em fase inicial e agendar reparações rápidas”. Esta plataforma será posteriormente validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE).
A posição cimeira na maratona valeu à equipa “Porto Tripeiros” um prémio monetário e ainda uma visita ao Mercedes-Benz Museum, em Estugarda, na Alemanha.
O Hey!Hackathon 2017 contou com a participação de 120 jovens de 10 diferentes instituições de ensino superior a nível nacional, que desenvolveram novas soluções nas áreas de “Connected Product”, como um serviço de mobilidade sustentável, “Connected Process”, como uma ferramenta para a eficiência produtiva, e “Connected People”, como forma de melhorar a comunicação na linha de produção (chão de fábrica).
O evento serviu ainda uma “missão” de responsabilidade social, uma vez que conseguiu recolher 662 kg de alimentos, angariados pelo colaboradores da MFTE, Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CeiiA) e estudantes, número que será duplicado pelas duas entidades organizadoras: em conjunto vão entregar mais de 1,3 toneladas à Delegação de Abrantes do Banco Alimentar
O Hackaton teve lugar na fábrica da Mitsubishi, no Tramagal, teve o apoio do CEiiA e contou com a presença do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor.