CIN - Branco Perfeito

Estudante da FEUP é tricampeão nacional de Xadrez

Estudante da FEUP é tricampeão nacional de Xadrez

Depois de ter vencido as edições de 2017 e 2019 do Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez, André Sousa voltou a vencer o título mais importante do Xadrez português.

André Sousa, estudante do 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sagrou-se tricampeão nacional de Xadrez, no passado dia 14 de setembro.

“Como normalmente este torneio é em setembro e ainda não há aulas, tive bastante tempo para me preparar. Este ano foi passado tanto a resolver problemas de xadrez, para manter a cabeça ativa, como a aperfeiçoar aberturas, estudar finais, entre outros. Basicamente, tentando melhorar em todos os aspetos do jogo”, explicou o estudante ao portal da U.Porto.

Durante a época desportiva deste ano, que decorreu em formato online, André Sousa participou nas Olimpíadas de Xadrez Online, um evento a nível mundial, representando Portugal na competição. A nível nacional, participou ainda no Campeonato Nacional por Equipas da 1.ª Divisão 2019/2020, pela equipa Profigaia/Escola Profissional de Gaia.

O gosto de André Sousa pelo xadrez começou quando tinha 4 anos, tendo alcançado o estatuto de atleta federado aos 7. Agora, com 20 anos, confessa a dificuldade em conciliar os estudos na faculdade com os treinos de xadrez, mas assegura que é possível conciliar os dois.

 “No início, tentei manter o nível de participação em torneios que tinha no secundário, mas as exigências da faculdade e a maior dificuldade de acompanhamento dos estudos fizeram com que decidisse jogar apenas quando não tenho aulas. Apesar de tudo, o curso é mais importante e é possível conciliar os dois, desde que cada um no seu lugar”, conclui André Sousa.

Foto: Federação Portuguesa de Xadrez

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes