Falar na história do FC Porto implica falar em grandes nomes que marcaram o trajeto do clube, ao longo dos anos. José Maria Pedroto é uma dessas figuras e vai ser homenageado com um documentário que se chama “José Maria Pedroto – Um Homem Superior”.
Este vai ser transmitido no Porto Canal, na noite desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, com hora de início marcada para as 22h. Segundo o meio de comunicação referido, vai ter uma duração de 90 minutos e parte de um caderno de apontamentos de Pedroto.
O caderno em questão foi escrito durante o curso de treinador que o mesmo tirou em França, na década de 60. Neste, Pedroto “apontava todos os seus princípios do jogo, mas também os princípios humanos que hoje atravessam o tempo” – explica o Porto Canal.
O documentário foi exibido, em antestreia, no auditório do Estádio do Dragão, que é batizado com o nome de Pedroto (“Auditório José Maria Pedroto”). Estiveram presentes antigos jogadores, treinadores e a direção portista.
Na perspetiva de André Villas Boas, presidente dos dragões, “o documentário propaga os princípios do FC Porto, traduzidos num homem singular e único, que os simbolizou através da sua voz”.
“A forma como marcou a história do FC Porto, a sua luta pela organização interna, contra o centralismo e esquemas de arbitragem aliada ao progresso na interpretação do treino e do jogo são descritas e analisadas ao pormenor neste documentário que, ao mesmo tempo, desvenda a sua forma de trabalhar desde 1960 com avanços na forma de liderar, orientar o treino, regras nutricionais ou introdução de estatística ao serviço do jogo” – pode ler-se no site do FC Porto.