
Na cidade do Porto, ficou concluído um conjunto de obras, que foi iniciado em novembro de 2024, com o objetivo de sobre-elevar diferentes cruzamentos na cidade. A intervenção visou melhorar a segurança viária e a mobilidade dos peões.
Conforme explica a Câmara do Porto, a primeira zona a receber a melhoria foi a Rua Maria Lamas, em Ramalde, nas imediações do jardim de infância, onde a via foi elevada para criar um espaço de coexistência. A intervenção ocorreu entre as ruas de Dr. Paulo Pombo e Marta Sampaio.
Com isso, os peões passaram a ter prioridade, e a velocidade dos veículos foi reduzida, o que ajudou a promover um ambiente mais seguro.
Outra área beneficiada foi o Bairro das Condominhas, em Lordelo do Ouro, onde além da elevação das interseções, foi implementado um sentido único de circulação nas ruas do Estoril, Figueira da Foz e Cascais. Essa reorganização procura regular o trânsito de forma mais eficaz e aumentar a segurança dos transeuntes.
Já no cruzamento da Rua dos Cedros com a Rua dos Choupos, também em Ramalde, a intervenção focou na redução da velocidade dos automóveis e na proteção dos pedestres.
Sob a responsabilidade do Gabinete do Espaço Público da GO Porto, o conjunto de obras mencionado representou um investimento de cerca de 173 mil euros por parte da autarquia portuense.