
Esta segunda-feira, dia 19 de maio, ficamos a saber que o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, serão sujeitos a obras de modernização. O investimento será na ordem dos 314.000 euros.
De acordo com o Porto Canal, com base num comunicado oficial emitido pela administração destes dois espaços culturais, os trabalhos terão o objetivo de modernizar os equipamentos técnicos. Além disso, haverá lugar a um “reforço das condições de acessibilidade”.
A aprovação final foi dada pelo programa regional NORTE 2030, sendo que ambos os projetos de requalificação são cofinanciados pela União Europeia. Do valor total, perto de 188.000 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Segundo a mesma fonte de informação, é expectável que as obras fiquem concluídas até ao final do mês de julho. Sabemos ainda que, por conta das obras, tanto o TNSJ como o TeCA vão registar menores consumos energéticos.
Começando pelo Teatro Carlos Alberto, espera-se que aqui o investimento seja essencialmente em reforço de equipamento de palco. Neste caso, a verba destinada é de 164.000 euros. No Teatro São João, a verba é de 150.000 euros e destina-se, por exemplo, à aquisição de projetores LED, microfones wireless, colunas, canhões de recorte, entre outros sistemas tecnológicos essenciais ao funcionamento do teatro.
Em nota de imprensa, a administração responsável por ambos os espaços refere que foi “há mais de 20 anos, em 2003, que o Teatro Carlos Alberto beneficiou da renovação da sua caixa de palco e parque técnico, que se foram desatualizando face à evolução tecnológica e energética”.
O Teatro Nacional São João, por sua vez, “beneficiou recentemente de uma modernização técnica, em 2021, aquando das obras de reabilitação realizadas no contexto do centenário do edifício” (via Porto Canal).