
Entre os dias 17 de maio e 1 de junho, os mercados do Porto voltam a ser palco de uma iniciativa que une criatividade, sustentabilidade e participação comunitária. Trata-se da quarta edição do “A banca vizinha não é melhor do que a minha”.
Como explica a Câmara do Porto, este concurso celebra o talento e empenho dos vendedores locais, desafiando-os a repensar as suas bancas com enfoque na reutilização de materiais e práticas amigas do ambiente.
Ao todo, 72 bancas de mercados públicos e privados da cidade participam na competição, que se estende a espaços emblemáticos como o Mercado do Bolhão e o Mercado da Foz. O objetivo é claro: reforçar o papel dos mercados na vida urbana e destacar a sua relevância dentro da economia circular.
Para garantir a inclusão de todos os visitantes, os materiais gráficos do evento contam com o sistema ColorAdd, facilitando a identificação de cores por pessoas daltónicas. Já a avaliação das bancas será feita por um júri composto maioritariamente por especialistas externos, vindos de diferentes áreas.
O público também pode votar
Embora haja um júri destinado ao evento, o público também pode contribuir com o seu voto, através de um código QR disponível nos mercados aderentes.
Mais do que uma competição, esta é uma oportunidade para reconhecer os mercados como centros dinâmicos de inovação e cultura.
Calendário dos mercados participantes:
17 de maio: Mercado de Antiguidades e Velharias, Mercado do Sol, Mercado Porto Belo, Market Place
25 de maio: Mercadinho dos Clérigos
30 de maio: Mercado das Artes, Mercado na Batalha, Mercado de Artesanato da Batalha
31 de maio: Mercado do Bolhão, Mercado Comum, Mercado da Foz
1 de junho: Mercado da Alegria, Família Desce à Rua