PUB
Galiza2

Este parque urbano no Porto ganhou 40 novas árvores em dia de “festa”

Este parque urbano no Porto ganhou 40 novas árvores em dia de

No seu 40.º aniversário, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e o futuro, optando por uma celebração com impacto ambiental positivo.

Como forma simbólica de marcar esta data, 40 novas árvores foram plantadas no Parque Central da Asprela, uma ação que se insere no Pacto do Porto para o Clima e sublinha a importância dos espaços verdes na cidade.

Espécies selecionadas para promover biodiversidade e sustentabilidade

A escolha das árvores teve em conta a necessidade de reforçar a biodiversidade e a resiliência ecológica do parque. No extremo nascente, junto à ribeira da Asprela, foram plantados Alnus glutinosa (Amieiro), árvores essenciais para a estabilização das margens e a preservação da qualidade da água, além de favorecerem a biodiversidade aquática.

De acordo com a Câmara do Porto, noutra zona do parque, no Jardim de São João, foram integradas espécies como o Cedro do Líbano, Cedro do Buçaco, Cipreste, Grevílea, Pinheiro-manso e Carvalho-escarlate americano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Estas árvores desempenham um papel fundamental na regulação térmica, melhoria da qualidade do ar e no fortalecimento da estrutura verde da cidade, proporcionando sombra e habitats para a fauna local.

Uma cidade mais verde com a colaboração de todos

O Parque Central da Asprela é um dos espaços destacados no Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2022 da Câmara do Porto e continua a ser alvo de ações de enriquecimento ambiental. A plantação destas árvores representa mais um passo na construção de um ambiente urbano mais saudável e equilibrado.

Esta iniciativa evidencia a importância da colaboração entre instituições científicas e entidades municipais para impulsionar práticas ambientais responsáveis. O envolvimento do INESC TEC nesta ação reforça a ideia de que o desenvolvimento tecnológico e a preservação ambiental podem e devem caminhar lado a lado.

Fotografia: André Rolo
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer