
Depois de mais uma obra de requalificação, o Jardim Egas Moniz está operacional e novamente aberto ao público na sua plenitude. Este fica em Vila Nova de Gaia, mais concretamente em Oliveira do Douro.
De acordo com o município, trata-se de um investimento de 457 mil euros, que serviu para redesenhar e reaproveitar o jardim em questão. Um dos objetivos principais do município foi, desde cedo, muito claro: fazer dele um local de estadia.
Ou seja, fazer do Jardim Egas Moniz um espaço municipal onde as pessoas possam passar tempo e aproveitar o seu tempo livre. Neste momento, como refere a Câmara de Gaia, “as pessoas podem circular pelo interior do jardim e nele permanecer”
Em alternativa a isso, também é possível seguir por um novo lanço de escadas até à saída. Quem também não ficou de fora da equação foram os mais novos. A partir de agora, há mais dois escorregas, que prometem animar os dias dos mais pequenos.
Mesmo para quem gosta de manter o exercício físico em dia, foram instalados novos equipamentos desportivos de manutenção. A juntar a isso, foram plantadas árvores, o que é particularmente útil para quem anda sempre atrás das “sombrinhas”.
As árvores também servem, neste caso, “para mitigar a influência das traseiras das habitações”. Por fim, houve ainda lugar a um acesso de rampa para melhorar questões de mobilidade.
Até as condições de miradouro inerentes ao jardim Egas Moniz foram aproveitadas, pelo que o espaço verde torna-se ainda mais apelativo para ser visitado.
Foto: Câmara de Gaia