Na última semana, foi inaugurado o Bonjardim, um novo empreendimento da AVENUE localizado no Porto. O evento contou com a presença de várias figuras de destaque da Porto Vivo – SRU e da Câmara Municipal do Porto.
Entre estas, Pedro Baganha, vereador responsável pelo Pelouro do Urbanismo e Espaço Público, e Aniceto Viegas, CEO da AVENUE. Como é referido em nota à imprensa, o Bonjardim já está concluído, encontra-se pronto para habitar e está na reta final do processo de comercialização.
Localizado no quarteirão de D. João I, em plena baixa do Porto, o projeto oferece 93 apartamentos, com tipologias que variam entre T0 e T4. Além disso, inclui 16 espaços comerciais já em funcionamento e uma unidade hoteleira gerida por um parceiro especializado.
O espaço combina elementos de arquitetura clássica e contemporânea, sendo que dispõe de uma Praça Central acessível ao público. Este espaço ao ar livre inclui um jardim, esplanadas, cafés, restaurantes e lojas.
“A Avenue procura devolver às cidades a essência dos seus edifícios e o Bonjardim é, sem dúvida, um projeto que muito nos honra. Neste empreendimento revitalizamos um quarteirão no coração do Porto, combinando a construção de novos edifícios com a reabilitação das icónicas fachadas históricas já existentes” – explica Aniceto Viegas.
O CEO da Avenue acrescenta que “este projeto não só preserva a identidade arquitetónica da cidade como também consolida uma zona crucial, contribuindo para um Porto mais urbano, moderno e sofisticado”.
Como explica a empresa, o design arquitetónico, da autoria do Promontório, respeitou a essência histórica do quarteirão D. João I, ao recuperar fachadas do século XIX nas ruas Sá da Bandeira e Formosa. A somar a isso, foram mantidos elementos originais, como caixilharias e métricas, nas novas construções.
Com entradas pedonais localizadas nas principais ruas envolventes — Rua do Bonjardim, Travessa do Bonjardim, Rua Formosa e Rua Sá da Bandeira —, o empreendimento está totalmente integrado na “malha” urbana. Oferece ainda um parque de estacionamento com um piso reservado para residentes e dois pisos destinados ao público em geral, geridos pela IPark.