Este fim de semana, nos dias 29 e 30 de setembro, sexta-feira e sábado, o melhor é mesmo arranjar um tempinho para ir ao teatro, a partir das 19h30, porque o serão promete. Vai estrear a peça “Casa dos Pais”, no Teatro Rivoli.
O objetivo primordial do trabalho passa por estimular uma espécie de diálogo, que acontece entre o teatro e o cinema. No fundo, é uma espécie de análise às propriedades de cada um. Tal como referem os cocriadores do espetáculo, António Parra e Luís Araújo, “ao criarmos a mesma ficção em simultâneo fazendo uso de dois veículos tão distintos estamos a expor as fragilidades de ambos ou a criar uma nova linguagem aos olhos de quem vê” (via Câmara do Porto).
A premissa da história assenta no retorno de três irmãos a casa dos pais, sendo que é precisamente a partir daí que o conflito principal surge. Contudo, mais do que o conteúdo em si, o que mais importa é a forma como a história é contada, sendo que há partes que são expostas em vídeo e outras em tempo real, no palco.
Numa peça que, por si só, já valia o bilhete, ainda se acrescentam nomes grandes do mundo da representação, em Portugal, como Albano Jerónimo, que participou, por exemplo, na série “Rabo de Peixe”, da Netflix; Carla Maciel e o cocriador, também ator, Luís Araújo.
“Casa dos Pais” está agendado para esta sexta-feira (29) e sábado (30), no Teatro Rivoli, no Porto, sendo que a hora de início está prevista para as 19h30.
Foto: DR / Porto.